terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Transformação não Transação.

Transações são trocas de bens ou serviços entre pessoas.Acontecem sempre que duas pessoas realizam uma operação de comércio.Troco isso por aquilo.As transações são visíveis e literais,fáceis de definir e localizar.Ao contrário,as transformações são experiências invisíveis,superiores e transcedentes,que envolvem uma mudança significativa.
A maioria das transações ocorre porque todo mundo procura a transformação.Pessoas que vão bem na vida são aquelas que compreendem que o mais importante no final é a transformação,não a transação.Jesus mostrou esse princípio em todas as situações.
Quando Jesus aprofundou o diálogo ao encontrar a samaritana junto ao poço.Ela tinha ido ali para uma simples transação,colocar água no balde.Mas veja como Jesus fez dessa simples troca uma experiência de transformação.
"Uma mulher samaritana veio tirar água,e
- Jesus disse: 'por favor,me dê um pouco de água.'
- A mulher respondeu: 'O senhor é judeu,e eu samaritana.Então como é que o senhor me pede água?'(ela disse isso porque os judeus não se davam com os samaritanos.)
- Jesus disse: ' Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água,você pediria e ele lhe daria a água da vida.'"
" Depois que a samaritana respondeu Jesus disse: - ' Quem beber desta água terá sede de novo,mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede de novo.Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna.'Então a mulher pediu: -' Por favor,me dê dessa água!Assim eu nunca mais terei sede.'"
"Os dois continuaram a conversar até que a mulher deixou ali seu pote,voltou à cidade e disse a todas as pessoas: 'Venham ver o homem que disse tudo o que eu tenho feito.Será que ele é o Messias?'(João 4:7-10 ,13-15,28-30).
Nessa simples troca ,que pode ter durado poucos minutos,a mulher ganhou uma nova imagem,transformando-se:

1 - De uma indesejável samaritana em uma pessoa igual a um judeu.
2 - De uma mulher inferior,a quem não se devia dirigir a palavra,em uma pessoa de igual valor,digna de atenção.
3 - de uma estrangeira marginal em uma integrante de equipe,cujo coração era verdadeiramente conhecido.
4 - De uma pessoa destinada ao pó em uma pessoa destinada à glória.

Uma mulher tímida,de cabeça baixa,procurando por água foi transformada em campeã corajosa e evangelista,chamando todos os que conhecia para ver a real transformaçãoque estava para acontecer.
Jesus procurou ensinar transformações,não transações.
Quando ele disse "Estarei com Vocês",estava afirmando sua intenção de estabelecer um relacionamento para a vida toda com base numa simples troca:"Você me dá a sua vida.Eu lhedou a minha." Ele dava ás pessoas que o procuravam mais do que pediam e ensinou seus discípulos a fazer o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário